domingo, 25 de março de 2012

Time de guerreiros!

                Neste fim de semana, o PAMPA F.C. foi a campo para a disputa da segunda rodada da primeira fase da 15ª Copa Farroupilha. A partida era contra o jovem time do Ipanema, que havia vencido os três confrontos entre os dois times, ou seja, era dia de "rasgar" esta “touca”.
            O primeiro tempo começou com o Ipanema melhor, mais bem postado, com mais volume de jogo, enquanto a equipe pampeana errava demais e não conseguia chegar com perigo ao gol adversário. Porém, aos poucos, o PAMPA F.C. começava a se encontrar na partida, conseguindo trocar passes e criar algumas boas jogadas, principalmente com chutes de fora da área de João Vitor. Mas quem saiu na frente foi mesmo o Ipanema. Após bobeada na saída de bola pampeana, o atacante adversário roubou a bola e, cara a cara com Berimba, tocou na saída do goleiro, que ainda conseguiu tocar na bola, mas ela morreu mesmo no fundo da rede. Depois do gol, o time adversário teve um jogador expulso ao receber o segundo cartão amarelo no jogo e, com isso, a equipe rubra cresceu no jogo, passando a ter mais o controle da posse de bola, mas sem descuidar dos perigosos contra-ataques do veloz time do Ipanema. Na melhor jogada pampeana no primeiro tempo, trama pela direita entre João e Ronaldo, este meteu grande bola para Ike, que, de primeira, rolou para Gavilán desperdiçar a grande chance do empate no primeiro tempo, atrapalhado pelo campo irregular, com o goleiro adversário já batido no lance.
          Veio o segundo tempo, e o PAMPA F.C. voltou com mudanças. Régis entrou no lugar do lesionado Ronaldo, empurrando Jean para jogar de volante e Ricardo para organizar as jogadas no meio. A equipe rubra seguia se aproveitando da vantagem de ter um jogador a mais em campo e tentava pressionar o Ipanema, chegando ao empate em uma bela jogada individual de João Vitor. O artilheiro da competição se livrou de três marcadores antes de chutar cruzado, no cantinho, de mansinho, sem chances para o arqueiro adversário.
Após o empate, o jogo ficou aberto, novamente com igualdade numérica depois que Rafa acabou expulso pela arbitragem, direto, sem sequer ter recebido o cartão amarelo antes. Ambas as equipes chegavam com perigo à meta adversária, sendo que, na melhor chance pampeana, após um escanteio da esquerda, o arqueiro do Ipanema saiu mal, bate-rebate na área, João Vitor acertou a trave e Ike perdeu um gol incrível na sobra. O atacante ainda desperdiçou duas chances que não costuma perder, cara a cara com o goleiro adversário.
Quando parecia que o jogo terminaria mesmo empatado, já no apagar das luzes, Gavilán cobrou escanteio pela direita, a zaga do Ipanema rebateu para trás, e brilhou a estrela do artilheiro da competição, João Vitor, que, bem posicionado, com a bola quase cruzando a linha, apenas a empurrou para o fundo das redes. Era o gol do desafogo, da vitória, importante, para premiar a valentia da equipe e colocar a equipe pampeana na liderança do Grupo 2 da Taça Bento Gonçalves, ao lado do ABC.
          O PAMPA F.C. foi a campo com: Berimba; Ike, Rafa, Pipo, Jean; Ricardo (Fernando), Desidério (Patrick), Daniel (Renan), Ronaldo (Régis), Gavilán; João Vitor.
              Vale destacar o comprometimento e espírito de luta dos atletas presentes no sábado, uma vez que, em razão de algumas “sacanagens”, além de outros fatores externos, o plantel estava reduzido, com TODOS se entregando e correndo o que podiam e o que não podiam em busca de mais uma grande vitória, além de outros se sacrificando em posições nas quais não estão ambientados em nome do grupo, em nome do PAMPA F.C. Parabéns guerreiros pampeanos!  
           Outro pampeano a ser destacado é o diretor, treinador, auxiliar, torcedor, nem tão jogador mais, enfim, onipresente Eleandro “Pep” Rodrigues, que afirmou antes do jogo que era dia de quebrar este tabu, que era dia de vencermos o Ipanema, e “jogou” junto com o time os 90 minutos. Valeu Eleandro!
         O desafio do próximo sábado é diante da equipe do Botafogo, que participa da competição pela primeira vez, às 12hrs, no campo 2 do C.T. Muradás.  

terça-feira, 20 de março de 2012

Largando com vitória!

      Neste sábado, o PAMPA F.C. realizou a sua estréia na 15a Copa Farroupilha. O embate foi diante da equipe do Expresso da Madrugada, embalada pela bela campanha na última edição da Copa UEFA, onde terminou com o vice-campeonato.  O jogo marcava, ainda, o encontro das equipes vice-campeãs das competições disputadas no C.T. Muradás no ano passado, já que o PAMPA F.C. foi o vice-campeão da Copa Farroupilha no primeiro semestre.
        O jogo começou bastante equilibrado, com as duas equipes tocando a bola em busca dos espaços e sem ameaçar o gol adversário. E o caminho parecia ser mesmo uma bola parada e, em falta da entrada da área, o Expresso abriu o placar em uma bela cobrança que morreu na gaveta do arqueiro Berimba. O PAMPA F.C. sentiu o gol, rodava a bola, mas não conseguia furar a defesa bem postada do time adversário, mas, em um contra-ataque, Marcos deu uma bela arrancada, partindo do campo de defesa e dando uma bela assistência para João Vitor nas costas da zaga, este ainda fintou dois marcadores e bateu no canto direito do goleiro, empatando a partida. E a virada não demorou a sair. Em trama pelo lado direito do ataque pampeano, João Oliveira recebeu a bola em profundidade, foi na linha de fundo e cruzou a bola para João Vitor que, muito rápido, antecipou-se à marcação adversária e desviou a bola dentro da área, ela ainda tomou um efeito ao quicar no gramado e enganou o goleiro rival. O PAMPA F.C. tomava a frente no escore. Porém, minutos depois, o centroavante adversário girou em cima da defesa pampeana, entrou na área e foi derrubado pelo arqueiro Berimba, pênalti marcado e convertido pelo camisa 10 adversário, que chegava ao seu segundo gol na partida, dando números finais à primeira etapa.   
        Veio o segundo tempo e, com ele, mudanças na equipe rubra. O meia Ronaldo entrou no lugar do volante Ricardo, recuando Daniel para auxiliar Petry na marcação e, ainda, Fernando fazia sua estréia na temporada ao ingressar no lugar de Ike, trocando um lateral por outro. O jogo continuava muito disputado no meio de campo, sem grandes chances de gol, quando, já na metade do segundo tempo, em jogada dentro da área, Ronaldo foi derrubado quando tentava girar em cima da marcação. O árbitro não titubeou e assinalou a penalidade, porém João Vitor, o artilheiro pampeano na temporada e já na competição, bateu para fora, mantendo a sina de penalidades perdidas pelo PAMPA F.C. contra o Expresso, já que ano passado foram duas na mesma partida. A equipe pampeana não se abateu e continuou buscando o gol da vitória, quando em um escanteio pelo lado direito do ataque, a bola viajou para a área, foi afastada pela defesa adversária e, Ronaldo, bem posicionado na entrada da área, apanhou o rebote e, de primeira, desferiu um chute forte que morreu no cantinho do goleiro, que nada pôde fazer. Era o gol do desafogo, da vitória pampeana, três pontos estes muito valorizados pela boa equipe do Expresso da Madrugada. No fim, a equipe adversária ainda teve dois atletas expulsos e não conseguiu pressionar no fim do jogo.
        O PAMPA F.C. foi a campo, escalado pelo técnico Alexandre Almeida, com a seguinte formação: Berimba; Ike (Fernando), Rafa (Patrick), Marcos, Jean (Régis); Petry (Desidério), Ricardo (Ronaldo), Daniel (Wendell), Gavilán (Alex); João Oliveira e João Vitor. Ainda presentes os integrantes da comissão técnica e diretoria Eleandro Rodrigues, Jéferson Nunes e Ricardo Fiorenzano.
        Sempre é bom estrear com vitória, ainda mais com um belo número de presentes, como ocorrido no último sábado. Outro fato a ser ressaltado foram as boas estréias do volante Wendell, que com certeza vem pra somar no elenco, e do centroavante Alex, chamado para suprir a lacuna deixada por Édson, que ainda faz parte da família pampeana, porém, por questões profissionais, não vai poder comparecer como gostaria.
        O desafio do próximo sábado é diante da jovem equipe do Ipanema, às 14hrs, no campo 3 do C.T. Muradás.  

segunda-feira, 12 de março de 2012

Últimos ajustes porque a peleia vai começar!

        Neste sábado, o PAMPA F.C. obteve mais uma bela vitória diante da equipe do Dínamo, em seu segundo amistoso preparatório para a 15ª Copa Farroupilha, que tem seu pontapé inicial no sábado. Foi mais uma oportunidade para dar rodagem ao elenco, bem como entrosar os novos atletas, já que ocorreram mais estréias, dentre elas, do zagueiro/volante Cleisson, do volante Rafinha, do meia Tinga e do atacante Juliano. Vale destacar, ainda, os bons retornos do goleiro Berimba e dos zagueiros Rafa e Filipe, ausentes no último sábado.
     O calor, o sol forte, e o número reduzido de atletas presentes eram obstáculos a serem enfrentados pela equipe pampeana. Porém, ignorando tais adversidades, o PAMPA F.C. começou o jogo literalmente “voando”, explorando a velocidade dos “João”. No primeiro gol, jogada de João Oliveira pela esquerda e assistência para João Vitor bater de primeira e abrir o placar. Minutos depois, boa tabela entre Patrick e Ike pela direita, este foi no fundo e cruzou na medida para João Vitor novamente estufar as redes do arqueiro adversário, que nada pôde fazer. Ainda antes da parada técnica para a água, o estreante Rafinha aumentou o marcador ao tocar na saída do goleiro após uma espetacular assistência de calcanhar de João Vitor, desmontando a defesa adversária. Antes da metade do primeiro tempo, o placar já apontava 3x0 para o PAMPA F.C., mas, em dois descuidos, o adversário descontou com dois belos gols, primeiro em um tiro de fora da área, surpreendendo o goleiro Berimba, e depois em um chute colocado na gaveta após cruzamento para área, sem chances para o arqueiro pampeano. Fim de primeiro tempo, PAMPA F.C. 3 x 2 Dínamo.
       O segundo tempo começou com alterações na equipe rubra, com as entradas de Filipe, Baixinho, Tinga e Juliano e, logo no início, a equipe do Dínamo chegou ao empate, num lance em que o atacante adversário invadiu a área e, cara a cara com Berimba, bateu forte no alto para marcar.  As equipes pareciam sentir o desgaste natural do início de temporada e também o forte calor, mas o desempate veio novamente com ele, sempre ele, João Vitor, apenas escorando cruzamento de João Oliveira pelo flanco esquerdo, marcando seu terceiro gol na partida. Minutos depois, bobeada na saída de bola pampeana, e o Dínamo novamente chegou à igualdade, em contra-ataque rápido.
Mas a tarde era mesmo da dupla que parece muito afinada neste início de ano (juntos eles já somam 7 gols em duas partidas) e, em duas jogadas de velocidade de João Vitor, João Oliveira deu números finais à vitória, que dá confiança à equipe para a estréia na competição deste primeiro semestre. No fim, o goleiro Berimba ainda brilhou defendendo um pênalti. Placar final: PAMPA F.C. 6 x 4 Dínamo. 
        O Pampa foi a campo, escalado pelo auxiliar técnico Eleandro Rodrigues, que entrega o time 100% na pré-temporada, com a seguinte escalação: Berimba; Ike, Rafa, Cleisson, Régis; Patrick, Rafinha, Daniel, Gavilán; João Oliveira e João Vitor. Entraram ainda Filipe, Baixinho, Tinga e Juliano. No próximo sábado, tem início a 15ª Copa Farroupilha, que este ano tem como principal atrativo a nova fórmula, com o mesmo sistema de disputa do Gaúchão, ou seja, 16 equipes divididas em dois grupos. No primeiro turno (Taça Bento Gonaçalves) os times da chave A enfrentam os da B, já no segundo (Taça Garibaldi), os confrontos são dentro da própria chave. Os campeões de cada turno fazem a grande final. Os quatro finalistas da última edição foram colocados como cabeças de chave, ficando Mônaco e Azenha de um lado, e Pampa e Corinthians de outro.

Grupo A: 

Mônaco
Azenha
Ipanema
Gaudério
Borrachos
Dínamo
Botafogo
Expresso da Madrugada

Grupo B:

Pampa
Corinthians
ABC 
All Blacks
Menino Deus
Aliança
Deportivo
Bazar Mimo

Ficou decidido, ainda, que os representantes de cada equipe votarão no craque e na seleção do campeonato, que serão homenageados em um jantar festivo ao final da competição. A estréia do PAMPA F.C. é diante da equipe do Expresso da Madrugada, às 16hrs. Todos lá, sem desculpas e sem exceções! VAMO PAMPA F.C.!

terça-feira, 6 de março de 2012

2012, estamos aí!

O PAMPA F.C. está de volta! Passada a excelente campanha da equipe na última edição da Taça Farroupilha, e mais de 4 meses sem futebol, já era hora de recomeçar visando o título que escapou na temporada passada! Devido ao enorme período sem os encontros já costumeiros aos sábados, todos estavam com saudades e com fome de bola! A Copa Farroupilha tem início no dia 17/03, portanto, está na hora de conversarmos e ajustarmos os últimos detalhes.  O PAMPA F.C. tem nova gestão! Pequenas mudanças que não alterarão o bom rumo da equipe. Sandro se destitui do cargo de Presidente, porém, após a relutância dos pampeanos, aceitou o cargo de Presidente de Honra. Rafa é o novo Presidente. A comissão técnica permanece a mesma, mas será cobrada por títulos nesta temporada! Para isso, a base do elenco foi mantida, com alguns reforços pontuais. Partindo ao que interessa, ou seja, bola rolando, sábado o PAMPA F.C. finalmente entrou em campo novamente! Em uma tarde de sol forte e muito calor, frente à boa equipe do Três Figueiras, o palco era o excelente campo dos Bertacco, na zona sul de Porto Alegre, o que proporcionou uma partida equilibrada, um bom teste para as equipes que se preparam para suas respectivas competições neste primeiro semestre. O jogo começou com ambas as equipes tocando a bola, tentando encontrar espaços no campo que, apesar de excelente, é pequeno, o que dificultava a chegada das equipes com perigo ao gol adversário. O PAMPA F.C. tentava explorar a velocidade do atacante João Vitor às costas da zaga, mas em um contra-ataque, na reposição do goleiro após um escanteio mal aproveitado pelos pampeanos, a equipe do Três Figueiras abriu o placar com o atacante batendo na saída do goleiro Eduardo, que fazia sua estréia na meta rubra. Não demorou e a equipe verde ampliou em cobrança de escanteio no segundo pau. O PAMPA F.C. sentiu os gols, as jogadas já não saíam com tanta naturalidade, o vestiário parecia ser a melhor coisa para a equipe, quando, no final do primeiro tempo, após cruzamento de Ike, o goleiro adversário bobeou e Gavilán, esperto, aproveitou e empurrou para o gol vazio. Veio o segundo tempo e, com ele, mudanças na equipe, com a entrada de Régis no lugar do debutante Ricardo, empurrando Jean para a meia cancha, e as estréias (ou a reestréia do segundo), de Maguila e João Alvorada, que substituíram Daniel e Gavilán. E o PAMPA F.C. voltou obstinado em conseguir a virada, o que não demorou a acontecer, primeiro com roubada de bola na saída errada do adversário, terminando com o gol de Maguila após este driblar o goleiro e dividir com o zagueiro e, minutos depois, em um contra-ataque rápido, com João Vitor aproveitando indecisão da defesa adversária e tocando a bola de mansinho na saída do goleiro. Logo entraram também Érick e Sandrinho Coelho e, em um descuido pampeano, o adversário chegou ao empate. Quando o empate parecia ser mesmo o resultado final do embate, João Alvorada recebeu a bola na área e foi atropelado pelo zagueiro adversário, pênalti assinalado pelo árbitro Maloqueiro e muito bem batido pelo mesmo João Alvorada, decretando números finais ao bom jogo de futebol, 4x3 PAMPA F.C. Grande teste e ótimo resultado para iniciar o ano com o pé direito, objetivando o título que escapou na temporada passada, além de uma boa oportunidade para conferir os estreantes e dar rodagem aos já conhecidos.O time que foi a campo escalado pelo auxiliar técnico Eleandro Rodrigues foi o seguinte: Eduardo; Ike (Sandrinho Coelho), Petry, Pipo (Eleandro), Jean; Ricardo (Régis), Márcio, Daniel (Maguila), Ronaldo (Érick); Gavilán (João Alvorada) e João Vitor. Ainda presente o investidor Iuri Machado, com uma “água ardenta batizada”para “apoiar” os atletas. 

Sábado tem mais! E dia 17 já é pra valer! Vamos PAMPA F.C.