Neste fim de semana, o PAMPA F.C. foi a campo para a disputa da segunda rodada da primeira fase da 15ª Copa Farroupilha. A partida era contra o jovem time do Ipanema, que havia vencido os três confrontos entre os dois times, ou seja, era dia de "rasgar" esta “touca”.
O primeiro tempo começou com o Ipanema melhor, mais bem postado, com mais volume de jogo, enquanto a equipe pampeana errava demais e não conseguia chegar com perigo ao gol adversário. Porém, aos poucos, o PAMPA F.C. começava a se encontrar na partida, conseguindo trocar passes e criar algumas boas jogadas, principalmente com chutes de fora da área de João Vitor. Mas quem saiu na frente foi mesmo o Ipanema. Após bobeada na saída de bola pampeana, o atacante adversário roubou a bola e, cara a cara com Berimba, tocou na saída do goleiro, que ainda conseguiu tocar na bola, mas ela morreu mesmo no fundo da rede. Depois do gol, o time adversário teve um jogador expulso ao receber o segundo cartão amarelo no jogo e, com isso, a equipe rubra cresceu no jogo, passando a ter mais o controle da posse de bola, mas sem descuidar dos perigosos contra-ataques do veloz time do Ipanema. Na melhor jogada pampeana no primeiro tempo, trama pela direita entre João e Ronaldo, este meteu grande bola para Ike, que, de primeira, rolou para Gavilán desperdiçar a grande chance do empate no primeiro tempo, atrapalhado pelo campo irregular, com o goleiro adversário já batido no lance.
Veio o segundo tempo, e o PAMPA F.C. voltou com mudanças. Régis entrou no lugar do lesionado Ronaldo, empurrando Jean para jogar de volante e Ricardo para organizar as jogadas no meio. A equipe rubra seguia se aproveitando da vantagem de ter um jogador a mais em campo e tentava pressionar o Ipanema, chegando ao empate em uma bela jogada individual de João Vitor. O artilheiro da competição se livrou de três marcadores antes de chutar cruzado, no cantinho, de mansinho, sem chances para o arqueiro adversário.
Após o empate, o jogo ficou aberto, novamente com igualdade numérica depois que Rafa acabou expulso pela arbitragem, direto, sem sequer ter recebido o cartão amarelo antes. Ambas as equipes chegavam com perigo à meta adversária, sendo que, na melhor chance pampeana, após um escanteio da esquerda, o arqueiro do Ipanema saiu mal, bate-rebate na área, João Vitor acertou a trave e Ike perdeu um gol incrível na sobra. O atacante ainda desperdiçou duas chances que não costuma perder, cara a cara com o goleiro adversário.
Quando parecia que o jogo terminaria mesmo empatado, já no apagar das luzes, Gavilán cobrou escanteio pela direita, a zaga do Ipanema rebateu para trás, e brilhou a estrela do artilheiro da competição, João Vitor, que, bem posicionado, com a bola quase cruzando a linha, apenas a empurrou para o fundo das redes. Era o gol do desafogo, da vitória, importante, para premiar a valentia da equipe e colocar a equipe pampeana na liderança do Grupo 2 da Taça Bento Gonçalves, ao lado do ABC.
O PAMPA F.C. foi a campo com: Berimba; Ike, Rafa, Pipo, Jean; Ricardo (Fernando), Desidério (Patrick), Daniel (Renan), Ronaldo (Régis), Gavilán; João Vitor.
Vale destacar o comprometimento e espírito de luta dos atletas presentes no sábado, uma vez que, em razão de algumas “sacanagens”, além de outros fatores externos, o plantel estava reduzido, com TODOS se entregando e correndo o que podiam e o que não podiam em busca de mais uma grande vitória, além de outros se sacrificando em posições nas quais não estão ambientados em nome do grupo, em nome do PAMPA F.C. Parabéns guerreiros pampeanos!
Outro pampeano a ser destacado é o diretor, treinador, auxiliar, torcedor, nem tão jogador mais, enfim, onipresente Eleandro “Pep” Rodrigues, que afirmou antes do jogo que era dia de quebrar este tabu, que era dia de vencermos o Ipanema, e “jogou” junto com o time os 90 minutos. Valeu Eleandro!
O desafio do próximo sábado é diante da equipe do Botafogo, que participa da competição pela primeira vez, às 12hrs, no campo 2 do C.T. Muradás.