sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Vai começar a Copa UEFA!


            Amanhã, 15 de setembro, será dado o pontapé inicial à disputa da Copa UEFA 2012. Em reunião técnica realizada na semana passada restaram definidos os últimos detalhes com relação ao regulamento, apresentada a fórmula da competição e sorteados os grupos.


            Neste ano serão 16 equipes divididas em duas chaves. As equipes se enfrentam dentro das próprias chaves e os 4 melhores de cada grupo se classificam. Na 2ª fase novamente formam-se mais dois grupos com 4 equipes, passando os 2 melhores de cada para a disputa das semifinais e finais.
            Os grupos ficaram assim distribuídos, com a presença do PAMPA F.C. no Grupo B.

Grupo A                                           Grupo B                  
                        Mônaco                                            Azenha
                        Bazar Mimo                                     ABC
                        11 Canarinho                                  All Blacks
                        Aliança                                             Ipanema
                        Laranja Mecânica                           Menino Deus
                        Borrachos                                        Dínamo
                        Botafogo                                          PAMPA F.C.
                        Expresso da Madrugada               Corinthians

            O PAMPA F.C. caiu em um grupo equilibradíssimo, talvez o que possa ser chamado de “grupo da morte”, onde cada partida será decisiva para as pretensões da equipe no certame. A estreia é contra a tradicional equipe do Corinthians, neste sábado, às 16hrs, no campo 03 do C.T. Muradás.
            A expectativa da equipe pampeana é, quem sabe, porque não, superar a sua melhor participação na história da competição, que foi um 3º lugar na Copa UEFA 2008, após uma derrota para o Barcelona nas semifinais e vitória sobre o Moinhos na disputa do 3º posto.

No único amistoso preparatório para a disputa, realizado no dia 01º de setembro, o PAMPA F.C. venceu a equipe do Menino Deus pelo placar de 6x4. O embate foi um bom teste para ambas as equipes, que inclusive serão adversárias no Grupo B da Copa UEFA.
            Após um primeiro tempo irregular, o PAMPA F.C. voltou mais concentrado e determinado a conseguir a vitória, que acabou vindo de virada, em uma partida com muitos gols.
            O destaque da partida foi o atacante Maldini, que atuou os 90 minutos e marcou 3 vezes. Além dele, vale ressaltar as estreias do meia Xinho e do atacante Roberto, ambos de boa atuação e autores de 2 e 1 gols, respectivamente.
            Ademais, o jogo foi importante para dar rodagem a algumas figurinhas já carimbadas da equipe pampeanea, após algum tempo de descanso e sem nenhuma partida disputada, além da realização de outros “testes” visando encorpar a equipe para as futuras competições.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Melhores da 15ª Copa Farroupilha!

            Na última segunda-feira, dia 3 de setembro, foi realizada a Janta de Encerramento da 15ª Copa Farroupilha, com a premiação da Seleção do Campeonato, Revelação, Craque, Técnico, Dirigente, Equipe Disciplina, além dos melhores da equipe de Arbitragem e Mesário.
            Os eleitos foram escolhidos através da votação dos dirigentes, atletas e árbitros que participaram da competição. Segue a relação, com os vencedores em cada categoria em negrito:

Goleiros: Fagner (Pampa)
                         Eduardo (Mônaco)
                         Guilherme (Azenha)
Lateral-Direito: Lafaiette (Corithians)
                                 Rafael Folmann (Azenha)
                                 Rafael Alves (Mônaco)
Zagueiros: Eduardo Silva (Mônaco)
                            Matheus Tormen (Botafogo)
                            Ronaldo Corbari (Bazar Mimo)
                            Renato Godinho (Ipanema)
                            Marcelo Goergs (Mônaco)
                            Roger Marques (Dínamo)
                            Ramiro (Deportivo Poa)
Lateral- Esquerdo: Alex (Mônaco)
                                       Andrey (Dínamo)
                                       Rafael Pollo (Azenha)
Volantes: Felipe Morin (Bazar Mimo)
                            Wagner (ABC)       
                            Gustavo Ribeiro (Mônaco)
                            Eduardo Bier (All Blacks)
                            Vinicius Arnt (Bazar Mimo)
                            Celso Vieira (Botafogo)
                            Roberto Sperb (Azenha)
Meias: José Staudt (Expresso da Madrugada)
                      Felipe Pacheco (Corinthians)
                      André Fernando (Mônaco)
                      Figueiró (Ipanema)
                      Raphael Saraiva (Ipanema)
                      Fabiano (Botafogo)
Atacantes: Luciano Soares (Mônaco)
                            Pedro Pilau (Gaudério)
                            João Vitor (Pampa)
                            Kaiser (ABC)
                            Luis Eduardo (Ipanema)            
Revelação: Pedro Pilau (Gaudério)
                 Frantiesco (Menino Deus)
                            Roger Camilo (Dinamo)
                            Roman (Mônaco)
Craque: Luciano Soares (Mônaco)
                        Figueiró (Ipanema)
Técnico: José Medeiros (Corinthians)
                         Gabriel Zilio (Mônaco)
                         Braz (ABC)
Dirigente: Daniel Agi (Mônaco)
                             Ramiro (Deportivo Poa)
                             Felipe (Bazar Mimo)
                             Luis Gustavo (Borrachos)
Equipe disciplina: Mônaco
                                      Aliança
                                      Bazar Mimo
                                      Pampa
Arbitro: Adriano
                       Fabiano Gonçalves
                       Thiago
Auxiliares: Wellinton
                            Machado
                            Cremer
Mesário: Celso
                         Túlio


            Por fim, ainda foram entregues o troféu e as medalhas ao Bicampeão Mônaco, ao Vice-campeão Azenha e ao Terceiro Colocado Bazar Mimo, além da premiação ao artilheiro Luciano Soares (Mônaco), com 13 gols, e o goleiro menos vazado, Guilherme (Azenha), com a média de 1,25 gols sofridos por jogo.
O PAMPA F.C. foi premiado com o melhor goleiro da competição, com toda justiça, diga-se de passagem, já que o Berimba é, sem dúvidas e com o reconhecimento de todos agora externado, o melhor goleiro dos já tradicionais certames em que a equipe pampeana compete. Algumas “sombras” no elenco igualmente são importantes, eis que não permitem que ele deixe qualquer brecha, tornando-o cada dia mais importante na defesa da meta pampeana e fundamental para as pretensões da equipe. Valeu Berimba!

            E ainda foi lembrado através do atacante João Vitor, bem como na categoria Equipe Disciplina, que premiou aquelas equipes que entraram na competição com o intuito de apenas jogar futebol, respeitando os adversários e colaborando com a equipe de arbitragem.
            Encerrada a 15ª Copa Farroupilha, que venha agora a Copa UEFA!

Fim da linha na Copa Farroupilha!

            Apenas a título de registro, no sábado dia 11 de agosto, o PAMPA F.C. foi eliminado nas quartas-de-finais da Taça Garibaldi, o segundo turno da 15ª Copa Farroupilha. Assim como na Taça Bento Gonçalves, a equipe não conseguiu ir adiante na fase de mata-mata, sendo derrotado pela equipe do Mônaco pelo placar de 4x1.
            Apesar do resultado, o PAMPA F.C. fez uma boa partida, principalmente devido às circunstâncias que, pra variar, eram desfavoráveis. Em um jogo decisivo para as pretensões da equipe no campeonato, em um jogo de vida ou morte, os presentes correram e lutaram, porém alinharmos 13 ou 14 jogadores para desafiar o agora Bicampeão da Copa Farroupilha é inaceitável e não ficou impune.
            O Mônaco saiu na frente, mas a equipe pampeana buscou a igualdade ainda no primeiro tempo, em uma jogada de João Oliveira pelo lado do campo e gol de cabeça do zagueiro Vitor, o primeiro dele pelo PAMPA F.C.
Veio o segundo tempo, e o jogo continuava equilibrado, com chances para ambos os lados. Porém, por volta da metade do período final, começou a pesar a carência do elenco pampeano, mais uma vez defasado. O Mônaco, mais inteiro em campo, usando todas as 7 substituições possíveis, além de um belo time de futebol, voltou a frente e, aproveitando-se do desespero final do PAMPA F.C., marcou mais dois bonitos gols.
Fazendo um balanço geral do desempenho da equipe na competição, acredito que fizemos uma grande primeira fase na Taça Bento Gonçalves, classificando-se em primeiro lugar em um Grupo extremamente equilibrado. Não fizemos uma boa partida nas quartas-de-finais e tombamos diante do Ipanema, naquela que foi talvez a mais dolorida derrota neste primeiro semestre, pois vínhamos em uma excelente campanha e acredito que poderíamos ter chegado um pouco mais longe.
Já no segundo turno, começamos patinando, apesar das duas primeiras vitórias, e conseguimos a classificação somente através do julgamento da equipe do ABC, punida por escalar um jogador que não constava na lista final de inscrição. Melhoramos um pouco nas três derradeiras partidas, porém não foi o suficiente para alcançarmos os resultados necessários, principalmente devido à ausência de um bom número de peças de reposição, problema este enfrentado em praticamente todo o campeonato.
Para o segundo semestre, a competição a ser disputada é a também tradicional Copa UEFA. A Diretoria do PAMPA F.C. está trabalhando para corrigir os problemas enfrentados pela equipe no primeiro semestre e, quem sabe, porque não, lutar pelo primeiro título da curta história pampeana! Precisamos de atletas com compromisso em vestir e lutar pelo manto pampeano!



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Julgamento, classificação e jogaço nas quartas-de-finais!


Neste último sábado, o PAMPA F.C. entrou em campo para a disputa da última rodada da Taça Garibaldi, o segundo turno da 15ª Copa Farroupilha, e terminou derrotada pela equipe do Bazar Mimo pelo placar de 3x1.
A equipe pampeana não conquistou a vitória da qual necessitava, os resultados paralelos igualmente não haviam ajudado, porém o PAMPA F.C. conquistou a classificação para a próxima fase através do julgamento da equipe do ABC, que escalou um jogador de forma irregular e perdeu 6 pontos na tabela de classificação. 
O primeiro tempo começou muito parecido. Ambas as equipes controlavam bem a posse de bola, trocavam passes, mas não conseguiam articular jogadas de grande perigo contra as bem postadas defesas adversárias.
Quase na metade do período, o Bazar Mimo abriu o placar. Boa troca de passes, desatenção no sistema defensivo pampeano, e o meia adversário, aproveitando belo lançamento, entrou livre na área para desviar do arqueiro Berimba. O rival ainda teve uma grande chance de ampliar, quando brilhou a estrela do goleiro pampeano, que operou dois verdadeiros milagres.
Passado o susto, o PAMPA F.C. se recompôs no jogo e passou a chegar com mais perigo à meta adversária. Em uma dessas jogadas, chegou ao empate. Bela enfiada de bola do centroavante Maurício para João Oliveira chegar batendo de primeira, desviando do goleiro, que nada pôde fazer.
Veio o intervalo, e o jogo seguiu o mesmo rumo no segundo tempo. Defesas muito bem postadas e as equipes tentando trabalhar a posse de bola da melhor forma. Algumas boas chegadas de ambos os lados, mas a partida tinha toda cara de empate, tamanho o equilíbrio.
Já no final da partida, ultrapassados os 40 minutos da segunda etapa, o Bazar Mimo marcou duas vezes e conseguiu a vitória. Em um dos gols, infelicidade do arqueiro Berimba, que torceu o joelho no lance. Placar final: Bazar Mimo 3x1.
O PAMPA F.C., mais uma vez comandado por Eleandro Rodrigues, entrou em campo da seguinte forma: Berimba; Ike, Petry (Régis), Pipo (Rafael Mahl), Jean; Desidério, Daniel, Ronaldo, Gavilán (Juliano); João Oliveira e Maurício.
Cabe ressaltar o fato da equipe, apesar de novamente bastante desfalcada, ter voltado a lutar, correr e jogar bem. Depois de algumas atuações abaixo da crítica, fizemos uma partida absolutamente igual contra uma das belas equipes da competição, onde qualquer resultado não seria nenhum absurdo.
O próximo desafio é diante do Mônaco, mais uma vez o Mônaco, já que a partida marca a reedição da final da edição passada da Copa Farroupilha, na qual o PAMPA F.C. ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado nos pênaltis. Esperamos que desta vez a história possa ser diferente em mais este grande jogo, marcado para este sábado, 11/08, às 15hrs, no campo 1 do C.T. Muradás. Imprescindível a presença de todos, precisamos do grupo cheio para sonharmos com o título deste segundo turno! Que faltem camisas como na final do ano passado!

Sobre o antes mencionado julgamento, a equipe do ABC perdeu 6 pontos na tabela de classificação por ter utilizado um atleta que não constava na sua lista final de inscrição, e, além disso, seria federado, conforme consta em algumas páginas da internet. Lamentavelmente, isso aconteceu também com a equipe do Botafogo, que igualmente teria atuado com um jogador profissional em determinado momento do campeonato.
O PAMPA F.C. pretende esclarecer que, apesar de ser talvez o maior beneficiado com o referido julgamento, junto com o Ipanema, apenas pretendeu que fosse feita justiça e fosse aplicado o regulamento do certame. Prova disso é que a denúncia da suposta irregularidade nem partiu da diretoria pampeana, que sequer se encontrava no C.T. Muradás no momento do jogo do ABC, mas sim da organização do certame.
O fato é que todos sabemos da proibição no regulamento de contarmos com jogadores profissionais em nossos elencos, o que, de certa forma, fere a igualdade entre as equipes, além de desnivelar a competição. Todos sabemos, ainda, quem é, e quem não é jogador profissional, quem tem, ou quem não tem contrato profissional, afinal, é dever de todos fiscalizarmos isso antes de colocar cada atleta em campo. Portanto, complicada a utilização destes atletas por partes das equipes disputantes.

Gostaríamos de ressaltar, ainda, que o espírito do PAMPA F.C. é, como o de todas as equipes participantes e como não poderia deixar de ser, competir e buscar sempre, dentro de uma padrão esportivo ético, as vitórias. Porém, o objetivo primordial, talvez seja o de formar um grupo de amigos, bater uma bola no fim de semana, comer uma carne, beber um pouco, enfim.
Acreditamos que buscar a vitória acima de tudo, apelando a um jogador não inscrito (afinal, o regulamento permite 30 jogadores, mais 5 trocas, nada mais que isso), bem como para jogadores profissionais, apostando na conivência das outras equipes e da organização, passando por cima do regulamento da competição, talvez não seja o mais correto e justo com as demais equipes participantes.
Todos que organizamos sabemos das dificuldades de se formar um grupo competitivo, de se manter um grupo homogêneo e motivado ao longo de um campeonato de quase 6 meses, das dificuldades de todos com compromissos profissionais, lesões, férias, entre outros fatores.
Tomamos como exemplo a nossa equipe. Chegamos a jogar com goleiro improvisado. Na última partida, não tínhamos zagueiros para pôr em campo, recorrendo a volantes, meias e laterais para compor a zaga. Tivemos ainda dificuldades de alinhar 12 ou 13 atletas em praticamente todas as partidas do campeonato. Situações semelhantes também já atingiram equipes como o Bazar Mimo, Expresso, entre outras.
Porém, sempre com hombridade, batalhando e com a consciência tranquila de estar agindo de forma legal, respeitando os adversários, utilizando apenas atletas regularmente inscritos, sem contratos profissionais, entre outras exigências previstas no regulamento.  

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

PAMPA F.C. ainda na briga!


            No último sábado, após derrotas consecutivas, o PAMPA F.C. voltou a ficar de bem com as vitórias. Aproveitando-se dos problemas de plantel do adversário, a equipe venceu o ABC por 3x1, em partida válida pela sexta rodada do Grupo B da Taça Garibaldi, o segundo turno da 15ª Copa Farroupilha.
            O jogo começou com a equipe rubra praticamente inteira no campo do adversário, tocando a bola para tentar encontrar os espaços e chegar ao gol, como não poderia ser diferente, em razão da inferioridade numérica da equipe do ABC, que se fechava e marcava muito bem, explorando a velocidade de seus perigosos jogadores no contra-ataque.
            As melhores chances do período saíram de uma cabeçada de Régis para boa defesa do arqueiro rival, e um outro lance onde o goleiro adversário saiu nos pés de Ike para evitar a conclusão. No mais, dificuldades para entrar na área, e bons chutes de fora da área de Gavilán e Márcio.
            No segundo tempo, a pressão do PAMPA F.C. aumentou, as chances de gol ocorriam com maior frequência, a equipe do ABC já apresentava maior desgaste físico, mas o gol demorou um pouco a sair. Quase na metade do segundo tempo, Maurício fez boa jogada no fundo do campo e rolou pro meio da área, onde Daniel apareceu para bater no contrapé do goleiro e fazer o primeiro gol dele nesta Copa Farroupilha.
            Minutos depois, jogada de Márcio pela direita, assistência novamente para o meio da área, e Maurício, na sua, de centroavante, apareceu para completar a jogada e fazer o primeiro dele com a camisa pampeana. Pra fechar, contra-ataque muito bem puxado por Gavilán, que assistiu na medida para Juliano fazer o terceiro.
            O ABC ainda descontou no final em uma desatenção do time rubro, mas o escore terminou mesmo em 3x1 para a equipe do PAMPA F.C., que, com este resultado, chega com chances de classificação na última rodada do Grupo B da Taça Garibaldi.

            O PAMPA F.C., comandado pelo técnico Eleandro Rodrigues, foi assim escalado: Eleandro; Ike, Rafa (Petry), Fernando, Régis (Maurício); Desidério, Márcio, Jean, Daniel, Gavilán; Juliano.
            A nota triste da partida fica por conta da lesão do zagueiro Rafa, que rompeu o ligamento cruzado do joelho. Só nos resta desejar força, sorte e boa recuperação ao amigo, que já enfrentou lesão semelhante no outro joelho e sabe da dificuldade do período de recuperação. O PAMPA F.C. conta contigo no extracampo e aguarda o teu retorno aos gramados!
            Uma boa notícia foi o retorno do volante Márcio que, sem dúvidas, acrescenta muito à equipe e vai nos ajudar bastante, seja nessa partida final do grupo, seja no mata-mata da Taça Garibaldi, ou ainda no restante das disputas no ano.
            O próximo e decisivo desafio é diante do Bazar Mimo, equipe tradicional no certame, em partida de vida ou morte, onde só a vitória ao PAMPA F.C. Para isso, fundamental a presença de TODOS, às 15hrs, no campo 1 do C.T. Muradás.

Complicou!


No sábado retrasado, o PAMPA F.C. conheceu sua terceira derrota consecutiva e se complicou na briga pela classificação para a segunda fase da competição, ao perder por 3x1 para a equipe do Corinthians em partida válida pela quinta rodada da Taça Garibaldi, o segundo turno da Copa Farroupilha.
            O primeiro tempo começou com a equipe do Corinthians mais presente no campo de ataque, controlando mais a posse de bola e tentando tomar as rédeas da partida. E logo no início, muito cedo no jogo, erro na saída de bola pampeana, e a equipe alvi-negra já logo saiu na frente, em um lance em que o atacante adversário saiu cara a cara com o arqueiro Berimba, que nada pôde fazer.
            O PAMPA F.C. não jogava bem, e logo sofreu o segundo gol. Cruzamento na área, o meia adversário tentou o giro sobre a marcação e foi derrubado. Pênalti marcado e muito bem executado, aumentando a vantagem corintiana na partida.
            Após os duros golpes sofridos antes de completarmos um quarto do jogo, o PAMPA F.C. até tentou sair mais pro jogo, criou algumas chances, mas acabou as desperdiçando, terminando o primeiro tempo com a desvantagem de 2x0 no placar.         
            Veio o segundo tempo, e a equipe pampeana resolveu arriscar, lançando-se ao ataque, marcando pressão na saída de bola adversária, liberando os laterais, o que deixou espaços para o Corinthians aumentar o escore após mais uma bola perdida no meio-campo, quando o atacante adversário mais uma vez chegou sozinho e tirou do goleiro Berimba.
            Já no final do jogo, o PAMPA F.C. conseguiu descontar. Ike tabelou com Juliano e bateu na saída do arqueiro rival. Não havia mais tempo para a reação e o placar final foi mesmo 3x1 para a equipe alvi-negra.
O PAMPA F.C., comandado pelo técnico Eleandro Rodrigues, foi a campo com: Berimba; Ike, Rafa, Petry, Régis (Rafael Mahl); Desidério (Ronaldo), Jean, Daniel, Gavilán; João Oliveira (Maurício) e Juliano.
            O resultado acabou complicando a equipe na luta pela classificação, uma vez que a equipe caiu duas posições na tabela, ficando obrigada a vencer as duas partidas restantes e torcer por resultados paralelos para ainda sonhar com a conquista da Taça Garibaldi e, consequente, com o título da 15ª Copa Farroupilha.
            O jogo seguinte seria contra a equipe do ABC, já realizado e vencido pela equipe pampeana pelo placar de 3x1, no último sábado, 29 de julho, às 9hrs, no campo 03 do C.T. Muradás.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Velhos problemas, novo tropeço!

No último sábado, após uma semana de paralisação do certame por conta das fortes chuvas que atingiram todo o Estado no fim de semana anterior, o PAMPA F.C. voltou a campo em partida válida pela quarta rodada da Taça Garibaldi, o segundo turno da Copa Farroupilha.
            A equipe rubra necessitava de reabilitação, já que vinha de tropeço na rodada anterior. Porém, com um plantel de apenas 12 atletas, entre eles o machucado zagueiro Pipo e o treinador e multifuncional Eleandro, a equipe correu, lutou, tentou, até dominou a primeira etapa, mas restou mais uma vez derrotada pelo time do Deportivo, talvez a maior touca do PAMPA F.C. na várzea.  
            A partida começou equilibrada, com as melhores chances no primeiro período criadas pelos pampeanos, sempre barradas no competente sistema defensivo ou no arqueiro adversário.
            Já na segunda etapa, a equipe do Deportivo cresceu, o PAMPA F.C. cansou, sentiu a falta de ritmo e o desentrosamento, quase nada ameaçou, e acabou sucumbindo, sofrendo dois gols praticamente sem oferecer resistência. Placar final: Deportivo 2x0.  

            O PAMPA F.C. foi a campo, escalada da única maneira possível para o embate, assim: Berimba; Ike, Rafa, Pipo (Eleandro), Régis; Petry, Patrick, Daniel, Gavilán; Juliano e João Vitor.  
            De consolo para a equipe pampeana, apenas os resultados paralelos favoráveis na rodada, que mantiveram a equipe no G-4 do Grupo B da competição e ainda com grandes chances de classificação, dependendo apenas de suas próprias forças.  
            Esquecendo os problemas de ordem profissional e principalmente de ordem médica que assolaram a equipe na última partida, a ordem agora é comprometimento com o grupo, hora de dar prioridade ao PAMPA F.C. A equipe tem de firmar um pacto pelo máximo de pontos possíveis nessas três partidas que restam na fase de grupos e, depois, porque não, por vitórias na fase de mata-mata.
            Apesar dos contratempos de última hora ocorridos nesta última partida, a verdade é que, em praticamente todos os jogos da equipe neste ano, é notória a dificuldade do PAMPA F.C. alinhar 15/16 atletas aptos a entrar em campo e defender o manto rubro. Situação complicada e inadmissível para um grupo de 25/30 atletas inscritos, e que complica as pretensões de qualquer equipe, em qualquer disputa.  
            O fato é que, neste sábado, dia 21 de julho, às13hrs, no campo 1 do C.T. Muradás, a presença de todos é imprescindível e fundamental, pois o duelo contra o Corinthians é o chamado “jogo de 6 pontos”, e não podemos mais ficar à mercê da sorte ou de resultados paralelos.                       

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Primeiro tropeço no returno!


No último sábado, o PAMPA F.C. entrou em campo em partida válida pela terceira rodada da Taça Garibaldi e, assim como no primeiro turno, após duas vitórias nas duas primeiras partidas, a equipe saiu derrotada, desta vez para o All Blacks pelo placar de 3x0.
            Mal começou o jogo, e a equipe do All Blacks já pulava na frente em um lance polêmico. Cruzamento na área, cabeçada do centroavante adversário no canto e defesa do arqueiro Berimba, encaixando a bola. Lance normal, não fosse o palhaço travestido de auxiliar, apelidado de Ganso, correr para o meio apontando que a bola havia ultrapassado a linha do gol, ou seja, que o goleiro Berimba tinha entrado com a bola encaixada e tudo dentro do gol. Um absurdo, onde um “bandeira” patético, com uma vontade imensa de aparecer, prejudicou a equipe rubra.


            O All Blacks, que não tem nada a ver com isso, aumentou logo depois. Novo cruzamento do atacante pela ponta esquerda do ataque, e mais uma vez o centroavante completou dentro da área.
            Atrás no placar, o PAMPA F.C. ajustou o posicionamento, agora tinha mais a posse de bola, trocava passes na intermediária, mas esbarrava no competente esquema defensivo armado pela equipe adversária, que também levava perigo nos contra-ataques.
            Veio o intervalo e, com ele, muita conversa para tentar corrigir o que não aconteceu no primeiro tempo, além de mudança na equipe pampeana, com a entrada do atacante Lucas no lugar do meia Daniel.
            O PAMPA F.C. até melhorou no segundo tempo, criou boas chances, parou nas boas defesas do goleiro adversário, na trave em uma oportunidade, porém, no final da partida, já com um jogador a menos após a expulsão de Fernando, sofreu o golpe final em um contra-ataque da equipe do All Blacks, em que o atacante, cara a cara com o arqueiro Berimba, marcou o terceiro e derradeiro gol da partida.
            O PAMPA F.C. foi a campo com a seguinte escalação: Berimba, Ike, Rafa (Victor), Fernando, Régis; Desidério (Petry), Jean, Daniel (Lucas), Gavilán (Maurício); João Oliveira e João Vitor. Ainda presentes Alexandre Almeida e Rick Fiorenzano.
            Mais uma vez, assim como em praticamente toda a Copa Farroupilha, o destaque negativo vai para o reduzido número de atletas presentes para a partida. Temos 30 jogadores inscritos e, incrivelmente, não conseguimos fardar mais de 13 ou 14 para cada partida. Dessa forma fica difícil almejar o cenário de grandes vitórias, finais, títulos, e derrotas como a de sábado são inevitáveis.

            Vamos aos pontos positivos. Primeiro, o poder de indignação da maioria, buscando conversar, orientar e tentar corrigir o que não deu certo na partida. Não podemos baixar a guarda e buscar “culpados”. Cada um sabe o que pode render e no que pode melhorar. Por fim, o belo churrasco pós-jogo, onde o Alexandre mostrou talento e substituiu à altura o (ex-)assador oficial Jeferson Nunes (Kiko). Carne de primeira, os já tradicionais “blefes” do Eleandro, corneta nos “e-mails”, corneta no “blog”, e por aí vai.
            O próximo desafio, válido pela quarta rodada da Taça Garibaldi, é diante do Deportivo, equipe que tradicionalmente complica as coisas para o PAMPA F.C. Sempre respeitando o rival, esperamos mudar esta escrita e quebrar este tabu neste sábado, às 15hrs, no campo 3 do C.T. Muradás.

terça-feira, 26 de junho de 2012

3 pontos importantes!


Em mais um sábado do já tradicional futebol de várzea pampeano, com dia ensolarado e campo embarrado, o PAMPA F.C. venceu a equipe do Menino Deus pelo placar de 2x0, em partida válida pela segunda rodada da Taça Garibaldi, o segundo turno da 15ª Copa Farroupilha. O resultado manteve a equipe na liderança do Grupo B da competição, agora com 6 pontos, ao lado do Bazar Mimo.
            O primeiro tempo foi de muita marcação e pouca inspiração de ambas as equipes na criação das jogadas. As defesas levavam vantagem sobre os jogadores de frente, e o que se viu foi uma primeira parte do jogo sem grandes emoções. Na melhor chance pampeana do período, o artilheiro João Vitor investiu no mano a mano contra o zagueiro e bateu com perigo, rente ao poste adversário.
            Veio o segundo tempo e a tônica da partida mantinha-se a mesma. Muita disputa no meio-de-campo e poucas chances claras de gol para ambos os lados.
Até que, por volta da metade do segundo tempo, susto para a equipe rubra. O atacante adversário entrou a dribles na área e foi derrubado. Pênalti muito bem marcado pelo árbitro Paulão que, justiça seja feita, esteve impecável naquela tarde. Porém, é nestas horas que o arqueiro Berimba mostra porque é o melhor da várzea, salvando o PAMPA F.C. com uma brilhante defesa com os pés e mantendo a igualdade no placar.


            O pênalti perdido pelo adversário renovou o ânimo do PAMPA F.C., que finalmente conseguiu tirar o zero do placar. João Oliveira cobrou o escanteio, a defesa rebateu mal e Renan chegou batendo da entrada da área, mandando a bola no cantinho do goleiro adversário, que apenas assistiu ela morrer no fundo das redes.
Cerca de 2 minutos depois, a equipe pampeana ampliou e “matou” a partida. Fernando roubou a bola na defesa e fez o lançamento, Maurício dividiu com os zagueiros e desviou a bola para João Vitor, que limpou a marcação e correu para bater na saída do goleiro e dar números finais ao embate: PAMPA F.C. 2x0.
            O PAMPA F.C. foi a campo com a seguinte formação: Berimba; Ike (Rafael Mahl), Rafa, Fernando, Régis (Maurício); Desidério, Jean, Daniel (Renan), Gavilán; João Oliveira e João Vitor. O Diretor Eleandro Rodrigues mais uma vez comandou a equipe, e, diante dos bons resultados obtidos, é cada vez mais pressionado para efetivar-se no cargo.
            O próximo desafio, válido pela terceira rodada da Taça Garibaldi, é sábado diante da equipe do All Blacks, às 11hrs, no campo 1 do C.T. Muradás.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Estreia com vitória!


No último sábado, o PAMPA F.C. voltou aos gramados. Após um fim de semana sem futebol, vitória sobre a jovem equipe do Aliança na partida de estreia da Taça Garibaldi, o segundo turno da 15ª Copa Farroupilha.
            A partida começou com o PAMPA F.C. jogando contra um forte vento que soprava no C.T. Muradás, o que causou grandes dificuldades para a equipe em todo o primeiro tempo. O Aliança e o vento literalmente “amassavam” a equipe rubra, que não conseguia manter a posse da bola no ataque, bem como articular jogadas de perigo à meta adversária.
               Atenta à isso, a comissão técnica alterou a equipe ainda no primeiro tempo, promovendo a estreia do atacante Lucas para jogar ao lado de João Oliveira, que sofria isolado como o único atacante rubro em campo. Mesmo com a mudança, o panorama do jogo não se alterou, e quem chegava com mais perigo era a equipe do Aliança, esbarrando na grande atuação do sempre seguro Berimbau.
            Veio o segundo tempo e, já nos primeiros 10 minutos de bola rolando, agora jogando com o vento a seu favor, o PAMPA F.C. praticamente “matou” o embate. No primeiro gol, em falta sofrida por Ronaldo na meia direita, Gavilán bateu com perfeição, a bola caiu no ângulo, muito perto do travessão, sem chances para o goleiro rival.
            O segundo e o terceiro gols saíram em lances parecidos. João Oliveira recebeu a bola pelo lado do campo, no segundo pela esquerda e no terceiro pela direita, e assistiu na medida para o atacante Lucas, bem posicionando dentro da área, concluir para as redes. Brilhava a estrela do estreante, que entrou para marcar duas vezes e estabelecer uma bela vantagem no placar: PAMPA F.C. 3x0.
            Com o escore construído, a equipe pampeana relaxou perigosamente, o Aliança cresceu no jogo e conseguiu diminuir a desvantagem. Foram várias bobeadas que resultaram em excelentes defesas do arqueiro Berimbau, além de dois gols da equipe azul já no final da partida. O PAMPA F.C. explorava os contra-ataques, porém sem sucesso, findando mesmo a vitória em 3x2.

            O PAMPA F.C., comandado pelo Diretor Eleandro, com a luxuosa colaboração do volante Felipe Petry, foi a campo com a seguinte escalação: Berimba; Ike, Rafa, Fernando, Régis; Desidério (Petry), Jean, Daniel (Lucas), Ronaldo (Juliano), Gavilán (Maurício); João Oliveira (Zé Carlos).
            Destaque para as estreias dos atacantes Maurício e Lucas, este inclusive debutando com dois gols, para as assistências do João Oliveira, para o golaço do Gavilán e, por fim, para a excelente atuação do goleiro Berimba.
            O próximo desafio, válido pela segunda rodada da Taça Garibaldi, é sábado diante da equipe do Menino Deus, estreante no certame, às 13hrs, no campo 3 do C.T. Muradás.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Que venha a Taça Garibaldi!


Depois da precoce eliminação nas quartas-de-finais da Taça Bento Gonçalves e de uma semana para repor as energias, debater sobre os erros que culminaram com a derrota diante do Ipanema, bem como corrigir o rumo da equipe, o PAMPA F.C. volta a campo neste sábado.
A estreia na Taça Garibaldi, o segundo turno da Copa Farroupilha, é contra a equipe do Aliança, que apesar de não ter feito boa campanha no primeiro turno, merece todo nosso respeito.
É tudo ou para o PAMPA F.C. neste segundo turno. Precisamos do êxito na Taça Garibaldi para manter vivo o sonho do primeiro título da equipe em sua história, caneco este que bateu na trave nesta mesma Copa Farroupilha no ano passado.
Temos que esquecer os problemas enfrentados na fatídica partida de quartas-de-finais e explorar ao máximo os pontos positivos que levaram a equipe ao primeiro lugar do Grupo B na primeira fase da Taça Bento Gonçalves, sempre buscando evoluir em algum aspecto.

Aproveito o ensejo para parabenizar Mônaco e Azenha, equipes finalistas do primeiro turno, que restou conquistado pelo Mônaco, campeão também da edição passada da Copa Farroupilha.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

PAMPA F.C. dá adeus à Taça Bento Gonçalves!


No último sábado, o PAMPA F.C. deu adeus ao sonho de conquistar a Taça Bento Gonçalves, o primeiro turno da Copa Farroupilha. A equipe rubra, mal ajustada em campo e com uma atuação abaixo do esperado, até pela bela campanha realizada na fase classificatória, foi derrotada pelo jovem time do Ipanema pelo placar de 3x1, em jogo válido pelas quartas-de-final da competição.
            A partida começou com a equipe do Ipanema mais bem postada em campo e tomando a iniciativa. E não demorou muito para o Ipanema abrir o placar. Cruzamento da direita, a defesa pampeana afastou parcialmente, mas a bola sobrou nos pés do centroavante adversário, que bateu forte no alto para vencer o “arqueiro” Pipo, que nada pôde fazer.
            Com o gol sofrido, o PAMPA F.C. parece ter finalmente acordado para o jogo, agora ocupando mais o campo de ataque e tentando tramar as jogadas ofensivas. Em um desses lances, trapalhada do goleiro rival, este soltou a bola nos pés de Ike, que apenas empurrou a bola para as redes com o gol vazio. Era o gol de empate, porém o árbitro do jogo anulou a jogada, alegando uma suposta falta de Maldini na dividida com o guarda-metas.
            Apesar da melhora pampeana na partida, foi o Ipanema quem ampliou o escore. Desatenção geral da equipe rubra no contra-ataque adversário, e o atacante apareceu livre, cara a cara com o arqueiro Berimbau, o driblando e quase entrando com bola e tudo, para dar números finais ao primeiro período: Ipanema 2x0.
            Veio o segundo tempo, e o “vestiário” parece ter feito bem ao time pampeano, que mudou, com as entradas de Régis e Ronaldo. Nos primeiros 15 minutos, o PAMPA F.C. literalmente “amassou” a equipe do Ipanema, que já não conseguia sair com tanta naturalidade no contra-ataque.
E não demorou muito para a equipe rubra diminuir. Jogada de Ronaldo pela direita, este se livrou da marcação e cruzou a bola na medida para Gavilán, que bateu forte de primeira encontrando João Vitor, bem posicionado no meio da área para desviar para as redes.
O gol deu ainda mais confiança e ânimo ao PAMPA F.C., que partiu com tudo em busca do gol de empate. Porém, por volta dos 25 minutos da segunda etapa, aconteceu o que não poderia acontecer. Contra-ataque do Ipanema, a bola chegou até o inspirando centroavante adversário, que se livrou da marcação e chutou no cantinho do goleiro Berimbau, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol, um “balde de água fria” nas pretensões pampeanas.
Logo após o gol, em uma disputa no meio-campo, sobrou um pé de um jogador do Ipanema acertando um atleta do PAMPA F.C., os ânimos se exaltaram, alguns pampeanos também tiveram atitudes que não condizem com o espírito do time, da competição, e, principalmente, do futebol. Houve empurra-empurra, e o árbitro da partida expulsou um atleta de cada lado, sendo um deles o pampeano João Vitor, o único atacante da equipe em campo, o que praticamente acabou com as esperanças de reação.  
O PAMPA F.C. foi a campo com a seguinte escalação: Pipo (Berimbau); Ike (Rafael Mahl), Rafa, Eliézer (Fernando), Jean; Ricardo (Régis), Renan, Daniel (Desidério), Gavilán; João Vitor e Maldini (Ronaldo). Ainda presentes Alexandre, Eleandro, João Oliveira, Juliano, Zé Carlos, Léo e Dirceu Zatt.
O aspecto positivo a ser considerado e levado adiante neste primeiro turno é a boa campanha da equipe na fase de classificação, na qual terminou com a primeira colocação do Grupo B. 
Porém agora só nos restar “juntar os cacos”, reanimar, fortalecer e unir a equipe ainda mais, bem como focar todas as atenções na disputa do segundo turno da 15ª Copa Farroupilha, que se inicia já no próximo final de semana, dia 16 de junho, com adversário de estreia ainda a ser definido.  

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Apesar da derrota, PAMPA F.C. se classifica como líder do Grupo B


No último sábado, o PAMPA F.C. entrou em campo para a disputa da última rodada da fase de grupos da Taça Bento Gonçalves, o primeiro turno da Copa Farroupilha. Já garantida como primeira colocada no Grupo B da competição e com desfalques importantes, a equipe foi derrotada pelo bom time do Azenha, que conquistou com o primeiro lugar do Grupo A.
O jogo começou com o Azenha tocando muito a bola, tentando manter consigo a posse de bola. E, em uma dessas tramas pelo lado esquerdo do ataque, muita liberdade concedida pela equipe pampeana ao lateral esquerdo adversário, este foi no fundo e assistiu o atacante no segundo pau, que cabeceou e desviou a bola no contrapé do “arqueiro” Eleandro. Cedo no jogo, a equipe do Azenha já abria o marcador.
Minutos depois, sequencia de escanteios para o PAMPA F.C. e contragolpe do Azenha. Bola lançada para o ataque e, quando a jogada parecia resolvida com a retomada da bola pela equipe pampeana, bobeira na saída de bola, entregue nos pés do atacante adversário, que só teve o trabalho de encobrir o “goleiro” Eleandro, que nada pôde fazer.
Para piorar a situação, instantes depois, o PAMPA F.C. ainda perdeu João Oliveira, expulso por reclamação à péssima atuação do árbitro, anteriormente vetado pela Diretoria pampeana. Um exagero por parte do apitador e um grande desfalque para a equipe rubra para o jogo de quartas-de-final.  
Antes do intervalo, o PAMPA F.C., já com o goleiro Berimbau no lugar do onipresente Eleandro, ainda tentou reagir em chutes de Eliézer, Ike e Jean, que pararam no goleiro e na trave adversária.
Veio o segundo tempo, e a equipe pampeana, já debilitada pelo fato de jogar com um jogador a menos desde o primeiro tempo, além de já estar garantida como a primeira colocada em seu grupo, lutou e correu muito, até criou algumas chances, mas não conseguiu reverter a desvantagem no placar, sofrendo ainda mais um gol, que deu números finais ao embate: Azenha 3 x 0. 
O técnico Alexandre Almeida mandou a campo o seguinte time: Eleandro (Berimbau); Ike (Fernando), Rafa, Eliézer, Jean; Petry (Régis), Desidério (Rafael Mahl), Daniel (Patrick), Gavilán (Zé Carlos), João Oliveira e Maldini.
Agora é tudo nada. É mata-mata. É raça, determinação e entrega em campo para garantir a classificação e buscar o sonhado título que escapou na edição passada da Copa Farroupilha.
No próximo sábado, em partida válida pelas quartas-de-finais da Taça Bento Gonçalves, o adversário é a equipe do Ipanema, derrotada pelo PAMPA F.C. por 2x1 na primeira fase. Promessa de um grande jogo, aliás, como todos estes confrontos da fase final.
VAMOO PAMPAA!!! 


segunda-feira, 21 de maio de 2012

PAMPA F.C. vence mais uma e é o novo líder do Grupo B!


Neste sábado (19/05), a equipe do PAMPA F.C. voltou a campo em jogo válido pela 7ª e penúltima rodada do primeiro turno da Copa Farroupilha. A partida era contra a equipe do Dínamo, que não faz boa campanha na Taça Bento Gonçalves.
O jogo começou com amplo domínio da equipe pampeana, que tinha o controle da posse da bola, dominava as ações e jogava no campo do adversário. O time do Dínamo, com pouquíssimos espaços cedidos pelo PAMPA F.C., pouco ameaçava o gol do sempre seguro Berimbau.
Apesar disso, o PAMPA F.C. esbarrava nos erros na hora do último passe e, ainda, na falta de atacantes de ofício, problema este recorrente em razão das dificuldades de plantel que a equipe vem enfrentando nos últimos jogos.
Por volta da metade do primeiro tempo, depois de muito rondar a área rival e perder várias chances de gol, a equipe rubra abriu o placar. Tabela entre Renan e João Oliveira, que bateu da entrada da área, rasteiro, no cantinho, sem chances para o goleiro adversário.
Veio o segundo tempo, e com ele alterações na equipe pampeana. Régis e Maldini entraram nas vagas dos volantes Petry e Desidério, deslocando Renan e Jean para cumprir o papel de proteção da zaga. O panorama da partida continuou o mesmo do primeiro período, porém agora o PAMPA F.C. tinha um atacante a mais para perturbar o sistema defensivo adversário.
E o segundo gol não tardou a sair. Troca de passes pela direita entre Maldini e Ike, este passou pela marcação, foi na linha de fundo e rolou para o meio de área, onde Renan apareceu como elemento surpresa para dominar e estufar as redes do arqueiro adversário, que nada pôde fazer. Gol para dar tranquilidade ao time pampeano, a liderança do Grupo B da competição, além de números finais à partida: 2x0.


A equipe do PAMPA F.C. foi a campo escalada da seguinte forma: Berimba (Eleandro), Ike (Rafael Mahl), Eliézer, Ricardo, Jean; Petry (Maldini) (Patrick), Desidério (Régis), Renan, Daniel, Gavilán (Zé Carlos); João Oliveira. Ainda presentes Rafa (suspenso), Alexandre e Léo.
O jogo marcou as reestreias do zagueiro Eliézer e do atacante Maldini com a camisa do PAMPA F.C., sendo que ambos tiveram atuação destacada e poderão nos ajudar muito no restante da competição. Outro ponto positivo foi o primeiro gol do volante Renan (finalmente!) em competições oficiais.  
O próximo desafio, válido pela última rodada da Taça Bento Gonçalves (primeiro turno da 15ª Copa Farroupilha), é sábado diante do bom time do Azenha, às 13hrs, no campo 1 do C.T. Muradás. Confronto dos líderes de seus respectivos grupos na competição e reedição do grande jogo semifinal do ano passado.
Depois, tudo é mata-mata! Vamo Pampa!

Tabu mantido!


Semana passada (12/05), tivemos mais uma rodada da Copa Farroupilha adiada em razão das chuvas que caíram durante a sexta e o sábado de madrugada na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Em razão disso, a Diretoria agiu rapidamente e tratou de providenciar um amistoso, importante para manter o elenco em atividade, além de se tratar de uma oportunidade para promover alguns “testes” visando às fases quentes do certame em disputa.
O embate foi realizado no campo do Guanella, contra a equipe do Corinthians e, apesar dos problemas enfrentados pela equipe pampeana, com diversos desfalques e muitas “caras novas” em campo, além da qualidade da equipe adversária, o PAMPA F.C. conquistou um bom resultado, empatando a partida em 3x3, com gols de Fabiano (2) e João Oliveira, e mantendo o bom retrospecto frente ao Corinthians (a equipe pampeana nunca saiu derrotada deste confronto).
O PAMPA F.C. foi a campo escalado da seguinte maneira: Pipo; Ike (Léo), Vitor, Kivi, Eleandro (Eliézer); Lorenço (Borré)(Desidério), Renan (Kiko), Daniel, João Oliveira; Juliano, Fabiano (Rick).
Além do resultado, outro fator positivo foi a presença dos amigos Kiko (ex-jogador, porém eterno assador oficial do PAMPA F.C.) e Rick (o inimigo número 1 dos bandeirinhas), que fazem muita falta aos já tradicionais encontros pampeanos de todos os sábados.